10 dicas de como evitar a perda de massa muscular - Comidas Saudáveis Blog

10 dicas de como evitar a perda de massa muscular

Ok pessoal, estamos de volta , e nesse artigo/vídeo vamos te mostrar 10 dicas de como evitar a perda de massa muscular.

Se gostar do vídeo, clica no Gostei para nos ajudar, compartilha o vídeo com aquele seu amigo que está ficando frango, e se inscreve no nosso canal.


Se o seu propósito é ganhar massa, você deve evitar de todo jeito o catabolismo muscular, que nada mais é do que a quebra de matéria orgânica, onde o corpo não encontra mais glicogênio para queimar e começa a utilizar a própria gordura corporal com fonte de energia.

Por exemplo, se alguém quer emagrecer, basta comer menos ou diminuir a quantidade de açúcar por exemplo, dessa forma o corpo vai achar outras maneiras de gerar energia, que pode ser queimando as gorduras do corpo e dos próprios músculos.

10 dicas de como evitar a perda de massa muscular


Mas, eu sei que você está aqui não porque quer emagrecer, e sim para manter seus níveis de massa corporal e não entrar em catabolismo.  E pensando em você, eu preparei esse vídeo com 10 dicas de como evitar a perda de massa muscular. Tome nota.

1) Não consuma bebidas alcoólicas


O uso excessivo de álcool, não só pode atrapalhar o ganho de massa muscular, como também pode ajudar a diminuir. Isso acontece porque ele pode contribuir para a diminuição da massa magra e é bastante nocivo aos tecidos musculares.

2) Não fume cigarro


O cigarro, além fazer um mal enorme para saúde, causando até doenças nos ossos, e isso acaba prejudicando quem treina, ele também danifica os tecidos musculares, por isso, não vale a pena ser consumido por ninguém.

3) Não fique sem se alimentar por muito tempo


O catabolismo muscular, que é perda de massa, acontece muito durante a noite, onde ficamos muito tempo sem comer. Por isso, é interessante se alimentar bem durante o dia e não pular nenhuma refeição.

Muitos especialistas em nutrição esportiva recomendam fazer pequenas refeições entre as refeições principais, pois isso vai causar tanta perda muscular durante a noite.

4) Não deixa faltar os carboidratos


Quem acompanha o canal sabe que os carboidratos são divididos em simples e complexos. Onde os simples dão resultados mais rápidos, em se falando de hipertrofia. Mas causam picos de glicose no sangue, o que pode prejudicar a saúde a longo prazo, se consumido em excesso. E os complexos, que os melhores para o consumo, pois não causam picos de glicose, são liberados aos poucos na corrente sanguínea.

Tanto os simples quanto os complexos ajudam no ganho de massa muscular, mas cabe a cada um analisar o melhor para cada situação.

5) Consuma gorduras boas


Se você não quer consumir mais carboidratos, outra opção é consumir mais gorduras. Existem muitas gorduras boas que podem ser consumidas sem problema algum. Dessa forma o corpo vai ter mais um estoque de energia para queimar, evitando a perda de massa muscular.

Tem bastante alimentos que possuem gorduras boas, como o abacate, os Nozes , castanhas, o coco e o seus derivados.

6) Não se esqueça das proteínas


As proteínas são essenciais para o fornecimento de massa magra, por isso, deve fazer parte da sua deita, caso não queira perder massa corporal e músculos.

Existem bons alimentos que são fontes de proteínas, como os ovos, o filé de frango, peixes como o Atum e o Salmão, e até o feijão.

7) Consuma mais vitamina D e Magnésio


A vitamina D pode ajudar bastante a evitar a perda de massa muscular, existem alguns alimentos que possuem um pouco dela, como a gema do ovo, alguns peixes como o Salmão e o fígado de vaca.

O magnésio também ajuda a manter a massa muscular, além disso possui mais de trezentas reações benéficas ao corpo, como prevenção de ataques cardíacos e várias doenças.

Existem alguns alimentos que possuem magnésio, como a Banana, o Espinafre, e as Nozes. Também existe a possibilidade de você fazer a suplementação com o Cloreto de Magnésio PA, mas sempre consulte seu médico antes de suplementar.

8) Não faça muitos exercícios aeróbicos


Os treinos aeróbicos como a corrida, esteira, bicicleta ergométrica, podem favorecer o catabolismo muscular, pois consomem todo o estoque de energia do corpo. O ideal é treinar aeróbicos duas ou três vezes na semana, não mais que 20 minutos, a não ser que você queira emagrecer.

9) Cuidado com o excesso de treino


Tem gente que pensa que treinando mais horas por dia vai crescer mais rápido, porém está redondamente enganado. Um treino intenso de 45 minutos já faz o corpo liberar o cortisol, um hormônio altamente catabólico que favorece o catabolismo muscular, como o próprio nome já diz.

10) Durma o suficiente para se recuperar


É durante o sono que os hormônios do crescimento agem, e os níveis de cortisol diminuem. Inclusive muitos especialistas recomendam treinar apenas 3 ou 4 dias na semana, para que tenha mais tempo para os hormônios agirem.

Ha também quem defenda que depois de alguns meses de treinamento contínuo, devemos ficar uma semana de descanso, pois isso vai ajudar a recuperar melhor os músculos.

10 dicas de como evitar a perda de massa muscular



E você, o que acha disso? Deixe sua opinião.

Esse foi o artigo/vídeo de hoje com 10 dicas de como evitar a perda de massa muscular. Se gostou clica no gostei para nos ajudar, compartilha esse vídeo com seus amigos, e inscreva-se no canal.

Até a próxima.
10 dicas de como evitar a perda de massa muscular 10 dicas de como evitar a perda de massa muscular Reviewed by Comidas Saudáveis on 18:12 Rating: 5